FIQUE POR DENTRO

220 V consome menos que 110 V?

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220 V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110 V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo?

A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Primeiro temos que entender o que é a potência elétrica de um equipamento. A potência é basicamente é a quantidade de conversão de energia elétrica em trabalho, por exemplo, a potência de uma lâmpada é a quantidade de conversão de energia elétrica em iluminação, quanto maior a potência maior a iluminação e vice-versa.

Para entendermos vou usar o exemplo do chuveiro elétrico, por ser normalmente o equipamento de maior potência de uma residência. Suponha que um chuveiro elétrico com uma potência de 5500 W atinja uma temperatura para a água de 39ºC, isso quer dizer que para a potência de 5500 W o trabalho conseguirá converter a energia elétrica em uma temperatura na água de 39ºC.

Se eu quero que meu chuveiro elétrico atinja essa temperatura eu necessito de uma potência de 5500 W, independente da tensão aplicada, seja ela 110 V ou 220 V. A potência é uma relação entre tensão elétrica e corrente elétrica, expressada pela formula P=V * I (potência P é igual à tensão elétrica V vezes a corrente elétrica I), logicamente baseado nesta formula se eu mudar minha tensão de 110 V para 220 V vai ter uma mudança na corrente elétrica, veja abaixo:

 

Exemplo de uso da fórmula da potência elétrica

 

Pelo cálculo demonstrado acima para manter a mesma potência do chuveiro (e assim manter o mesmo aquecimento), teremos sim uma modificação da corrente elétrica caso seja mudada a tensão elétrica, o que não reflete no consumo de energia elétrica, visto que a potência é quem reflete no consumo, como foi mantida a mesma potência não haverá redução no consumo elétrico.

Haverá sim uma economia na instalação deste chuveiro, visto que uma corrente elétrica menor exige condutores elétricos de menor espessura, além de um disjuntor que suporte uma menor corrente elétrica.

Em uma escala muito pequena e talvez quase imperceptível, em sua conta de luz pode haver uma diferença devido ao circuito em 220V ter um menor fluxo de corrente elétrica circulando em seus condutores e na ocorrência de emendas de qualidade ruim o aquecimento nestes pontos seria menor resultando em um gasto menor em energia elétrica, mas a princípio e por convenção devemos entender que a instalação elétrica está dentro dos padrões técnicos e de segurança definidos no projeto de instalação residencial.

Diversos

Fale Conosco, ligue (41) 4101-1542 ou (41) 99613-8118